terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A difícil arte de ser mãe de uma bebê alérgica...


Quando me dei conta de que tinha uma bebê “especial” ,diferente de tudo que aprendi e apliquei nos cuidados diários com o João (afinal ele era meu único ponto de referência, meu único manual de como cuidar e alimentar um bebê),confesso que achei que seria mais fácil.
Talvez porque tivesse aquela idéia de que alergia é algo que basta tomar um “Polaramine” que após algumas horas (de sonos incontroláveis) tudo voltaria ao normal.Ou então, bastava tirar o “cruel” leite de vaca de sua alimentação que tudo estaria resolvido.
Entretanto,estava enganada:a alergia ,nestes casos, nunca vem sozinha e a resposta alérgica se dá à muitos outros alimentos, numa reação de alergia cruzada.
O mais difícil é entender tudo isso e saber quais alimentos provocarão (ou não) essa reação.
E aí começam as tentativas e erros...
No caso da Duda,já sabíamos de antemão que ela não podia com leite de vaca e nem soja, porém nas tentativas desastrosas descobrimos sua alergia ao milho, à algumas frutas, ao ovo e ao látex.
Descobri também que todos esses alérgenos se escondem atrás de nomes difíceis e de várias substâncias e que estão presentes na maioria dos alimentos, vacinas e medicamentos.
Sem falar na contaminação cruzada: os tão perigosos “traços de...”.
Percebi também que a maioria dos médicos conhecem pouco sobre o assunto (principalmente aqueles que não são gastros,imunologistas, alergistas...) e cabe á nós,mães, ir em busca de todo tipo de informação e experiência possível.
E então, passamos a ler ,enlouquecidamente, embalagens,rótulos, bulas e a pesquisar muito o que essas palavras de difícil pronúncia significam.
E nessa maratona toda tentamos identificar o que (poderemos) oferecer aos nossos bebês sem que isso signifique peito chiando, corisa, olhos remelentos, urticárias,rash,cólicas, sangramentos intestinais,diarréias, vômitos ,anafilaxia (numa reação mais grave) e,conseqüentemente,idas ao hospital,médicos,internações,medicamentos...
Nós mães de bebês alérgicos (e sei que esse não é privilégio apenas nosso,mas de todas as mães,porém,talvez,com uma intensidade menor) aprendemos várias profissões no decorrer de nossa travessia...
Aprendemos a ser um pouco médicas,farmacêuticas,enfermeiras,psicólogas,nutricionistas, biomédicas,cozinheiras,advogadas,pesquisadoras e,sobretudo, especialistas em segurança:
Não permitirmos,ou pelo menos tentamos exaustivamente não permitir, que ofereçam qualquer alimento aos nossos pequenos sem que tenham nossa autorização.
E é justamente por essas e outras que ,muitas vezes, somos chamadas de loucas e exageradas.Mas somente quando se tem um bebê alérgico, e principalmente com uma alergia severa,temos idéia da dimensão desse “problema” e tentamos ao máximo evitar um sofrimento desnecessário a nós e ,principalmente, aos nossos filhos.
E os nossos valores se tornam mais autênticos, mais precisos.
Que se dane os que os outros vão pensar!!!
Somos,muitas vezes, loucas,surtadas, exageradas,chatas,repetitivas,superprotetoras,mas somos mães...Mães Especiais.
Entendemos que fomos escolhidas para,entre muitas outras coisas, ajudá-los a vencer barreiras, e até preconceitos, desde pequenos e o mais importante: Sabemos que somos privilegiadas por aprender,com as limitações de nossos bebês, a nos superarmos a cada dia!

5 comentários:

lia disse...

E dificil sim

florrrrr mais vc tem eu pra te dar
força e ajudar nessa batalha to com vc sempre!!!!

Sua Familia e a minha familia tbm

AMO AMO AMO AMO...

lia disse...

Atualiza esse blog!!!!!1



bjssssssssss

Jacqueline disse...

Atualiza Vã... vc jah tem um mte de coisas novas pra contar neh????

Beijos

Guilherme Bandeira disse...

Olá,

Muito maneiro seu blog, é muito bom saber que existem pessoas dispostas a ajudar outras que passam pelo mesmo problema. Parabéns!

Guilherme Bandeira
www.olhaquemaneiro.com.br
www.twitter.com/olhaquemaneiro

Projeto Fotográfico disse...

Gostei do seu blog, deu pra ler inteirinho.