quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Nem tudo é só magia e encantamento : Surgem as primeiras dificuldades...


Depois das comoções inicias com a chegada da pequenina Duda,cada um foi para seu ninho.
Meu coração estava aliviado por estarmos em casa,todos juntos.
Minha princesinha dormia tranqüilamente em seu bercinho e, me achegando perto dele, comecei a admirá-la: tão pequinininha,delicadinha e tão guerreira... Me orgulhava de sua garra e vontade de viver.
Porém, mesmo não sendo “mãe de primeira viagem” tudo era muito novo para mim e me perguntava: "Será que vou saber cuidar de um bebê tão frágil?"...
Frágil aos meus olhos e aos olhos dos outros...Duda nos mostraria a transformação de uma aparente fragilidade em uma grande fortaleza; só não sabíamos disso ainda.
Nos dias que minha princesa esteve “hospedada” na Uti Neo, precisou ser entubada e depois sua alimentação era via sonda e não pude amamentá-la á princípio...ia ao hospital fazer a ordenha mecânica e só no finalzinho de sua estadia é que pude colocá-la em meu peito e mesmo assim por pouco tempo e somente após as visitas diárias.
Fui informada, então,que estavam complementando sua alimentação com Nan.
Para mim era um procedimento normal,mesmo porque o João,por complicações pós parto, também foi assim.
Portanto,na alta fui instruída a oferecer o LM e complementar com Nan.
Talvez por todo estresse da Uti Neo meu leite era pouco e as mamadas da Duda eram ,na maioria, de Nan.
Por ela ser prematura também me pediram para levá-la logo que possível na pediatra.
Marquei a consulta e a Dra pediu para que mantivéssemos essa dupla LM x Nan.
E tudo ia caminhando nessa rotina até que minha princesinha começou a apresentar os primeiros sinais de que algo não estava bem:nariz congestionado, olhinhos inchados, peito chiando e cólicas intensas.
“As cólicas são normais nesta idade e também pela prematuridade, dizia a Dra.
E os demais sintomas são por conta do tempo seco e frio,completava”.
E vivíamos então a base de inalações, flagass baby,funchicória e massagens.
Porém nada adiantava e as crises foram aumentando de intensidade e sintomas.
Minha pequena começou a apresentar gritos ao mamar como se estivéssemos dando “veneno” para ela e passou a não dormir mais...chorava e gritava dia e noite.
Era deseperador!
A mesma Dra pediu para mudarmos para o Nestogeno,depois para o Nan Soy,depois para o leite de cabra,acrescentar frutas,farinha de arroz, mingo,cremogema...
E nada adiantada e as coisas foram piorando: os choros e gritos eram mais fortes e apareceram os primeiros sangramentos intestinais.
Sabíamos que algo muito sério estava acontecendo com nossa pequena ,mas não sabíamos o que era e nem mesmo a Dra tinha idéia do que podia ser.
“Acho que ela está com sinusite”,afirmou na última consulta.
Não preciso nem dizer que não voltamos lá nunca mais...
“O que é que tem a ver o c... com a cara?”
E foi aí que começava nossa peregrinação em médicos e diagnósticos assustadores e absurdos.

Um comentário:

Silvia Abreu disse...

Vanessa ! Eu leio ,releio mas sou muito chorona , choro de alegria pelas vitorias, me descabelo por causa das dificuldades mas acima de tudo acredito que em breve estaremos contando essas situacoes aos nossos netos e rindo dos momentos de neura.O jose acabou de fazer cara de choro pq me viu chorando aqui lendo a historia da Duda.rsrsr